SIMPÓSIOS 
 
SIMPÓSIO 1 - MUSEUS, LUGARES DE MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES
Coordenadores:
Profa. Dra. Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes (MPCS/ UNIVILLE)
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto (História/ UNIVILLE)
Profa. MSc. Giane Maria de Souza (Doutoranda em História - UFSC)

 

O objetivo deste simpósio temático é debater teórica e empiricamente questões sobre o Patrimônio Cultural, através de trabalhos acerca dos museus, lugares de memória e representações sociais. Compreendemos o Patrimônio Cultural como bens, materiais e imateriais, cujo reconhecimento, a preservação e a fruição são significativos para as memórias e as identidades das pessoas. O reconhecimento e a valoração desse patrimônio, por sua vez, são feitos a partir das representações que os indivíduos fazem do seu passado e daquilo que os cerca. Assim, entende-se que o estudo das representações sociais é uma possibilidade interdisciplinar para o estudo das configurações da sociedade e que ajuda a compreender as motivações envolvidas nos processos de decisão que interferem nas ações dos indivíduos acerca do Patrimônio Cultural. Dessa forma, esses estudos podem ajudar significativamente na elaboração de projetos educativos e de políticas públicas voltadas a museus e outros espaços que trabalhem com a memória. 
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Museus e Representações

 

SIMPÓSIO 2 - ARTE, CULTURA, PATRIMÔNIO – POLÍTICAS, TENSÕES E DISCURSOS
Coordenadores:

Profa. Dra. Nadja de Carvalho Lamas (MPCS/UNIVILLE)
Luiz Donizete Mendes (MPCS/UNIVILLE)

Este simpósio propõe-se a discutir de forma interdisciplinar sobre questões relativas aos campos da arte, da cultura e do patrimônio. Tem por objetivo analisar as suas especificidades, as suas dinâmicas de funcionamento e os jogos que se estabelecem entre seus agentes e as suas instâncias de legitimação. Visa ainda a refletir sobre as políticas, as tensões e contradições, e os discursos que são instituídos neste campo. Cabe, ainda, nesse simpósio, discussões com relação as exposições, os discursos da curadoria e da crítica de arte. Patrimonialização do objeto artístico.
Palavras-chave: Arte, cultura, patrimônio, tensões, discursos


SIMPÓSIO 3 - PAISAGENS CULTURAIS E ARQUEOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Coordenadores:

Dra. Dione da Rocha Bandeira (MPC/UNIVILLE)
Dra. Mariluci Neis Carelli ((MPC/UNIVILLE)
Dra. Roberta Barros Meira (MPC/UNIVILLE)


O patrimônio cultural, entre as suas incontáveis dimensões, pode ser pensado a partir da materialidade, essa, é claro, no seu sentido mais amplo que transcende a dicotomia material versus imaterial, e se apresenta como todas as coisas do mundo permanentemente conectadas, humanos, plantas, animais, agua, pedras, barro... como as conexões entre humanos e a Árvore das Almas e a divindade Eywa de Avatar. Deste imbricamento tem-se paisagens. Este simpósio propõe reunir pesquisadores que têm pensado sobre as culturas e o patrimônio cultural a partir das coisas e destas enquanto paisagens. Sejam coisas e paisagens atuais, ou antigas. Quer se refletir – quais sentidos se deu e se quer dar ainda às coisas e às paisagens ou a nós e a eles a partir delas?
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Paisagem Cultural; Patrimônio Arqueológico; Coisas

 

SIMPÓSIO 4 - PATRIMÔNIO CULTURAL, RELIGIÃO E RELIGIOSIDADES: INOVAÇÃO CONCEITUAL E DESAFIOS ÉTICOS
Coordenadores:

Prof. MSc. Valdinei Ramos Gandra (Faculdade Refidim)
Prof. MSc. Filipe Ferrari (História/UNIVILLE)

Na contemporaneidade os conceitos não dão conta da complexidade que envolve os sujeitos, pois são muitas e diversas as subjetividades. Isso se aplica também ao conceito de patrimônio cultural, tanto em suas dimensões tangíveis quanto intangíveis. Estes termos já são em si problemáticos e precisam de aprofundamento e ampliação. O mesmo se aplica aos conceitos de religião e religiosidade, inclusive relacionadas ao patrimônio cultural, pois a diversidade religiosa nem sempre é contemplada nas políticas culturais e patrimoniais. Além disso, é preciso pensar as dimensões éticas que envolvem a relação entre estes temas, tendo em vista que há um fortalecimento de posturas de rejeição em relação aos aspectos culturais do “outro”, do diferente, do estranho, etc. Deste modo, o Simpósio Temático acolhe pesquisas que abordem a relação dos temas apresentados a partir de novos aportes epistemológicos e hermenêuticos, com ênfase na inovação metodológica e teórica e nos desafios éticos como superação da negação dos “outro”. 
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Religião, Religiosidades, Inovação Conceitual, Ética.


SIMPÓSIO 5 - SUBJETIVIDADE, CIDADE E MEMÓRIAS
Coordenadores:

Prof. MSc. Allan Henrique Gomes (Doutorando em Psicologia na UFSC. Professor integrante do Laboratório de Psicologia Social Comunitária na Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala)
Prof. Dra. Neiva de Assis (Psicóloga/Instituto Federal Catarinense – Campus São Francisco do Sul)

Esta proposta de Simpósio tem como foco os modos de produzir cultura e os diferentes saberes produzidos no encontro entre sujeitos e a cidade. As práticas cotidianas são produtoras de sujeitos, produtoras de memórias e se concretizam na relação com a cidade, nos modos como o espaço público se desenha e configura possibilidades de ser, estar, pensar e sentir. A proposta caracteriza-se pelo encontro interinstitucional de dois pesquisadores que vem desenvolvendo a temática apresentada, por meio de pesquisa nas/com as políticas sociais, na Associação Catarinense de Ensino/Faculdade Guilherme Guimbala, através de projetos vinculados ao Laboratório de Psicologia Social Comunitária, e no Instituto Federal Catarinense – Campus São Francisco do Sul. Por estas perspectivas a psicologia social vem se aproximando das discussões do patrimônio cultural, especialmente nos modos como os processos de subjetivação atualizam as relações entre cidade, memórias e sujeitos.
Palavras-chave: Subjetividade. Cidade. Memória. Políticas Sociais. 


SIMPÓSIO 6 - O PATRIMÔNIO CULTURAL NO AMBIENTE ESCOLAR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Coordenadores:

Dra. Juçara Mello(História /PUC-Rio)
Dr. Sérgio Barra (História /PUC-Rio)

O presente Simpósio Temático tem por objetivo reunir pesquisas cujas temáticas partam de duas questões fundamentais, ao mesmo tempo específicas e complementares: 1) uma reflexão de caráter mais teórico que procura pensar sobre as causas mais profundas de um fenômeno que vem ocorrendo desde as últimas décadas do século passado: a emergência do patrimônio cultural como política pública de reconhecimento e valorização de memórias e práticas culturais de grupos historicamente marginalizados. 2) A análise das relações entre patrimônio cultural, memória, história e ensino de história. Dessa forma, serão aceitos trabalhos cujo principal objetivo seja o de refletir sobre possíveis abordagens do patrimônio cultural – em perspectivas inter e transdisciplinares – como estratégia pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar., Destacando-se, nesse processo, o reconhecimento de "culturas históricas" de comunidades específicas, de "seus mundos de experiência", das redes de solidariedade e conflito, processualmente constituídas por meio das relações sociais.
Palavras-chave: Ensino de História – Memória – Patrimônio Cultural - Interdisciplinaridade


SIMPÓSIO 7 - INVENÇÕES E APROPRIAÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Coordenadores:

Profa. Dra. Ilanil Coelho (MPCS/UNIVILLE)
Prof. Ms. Diego Finder Machado (UDESC)

Na contemporaneidade, o patrimônio cultural tem ocupado uma centralidade sem precedentes nos discursos e nas práticas sociais. De iniciativas estatais, patrimônios têm sido objetos de reivindicações, recusas e disputas que mobilizam tanto apreços nostálgicos, lutas pelo reconhecimento de identidades e diferenças e investimentos em qualidade de vida e sustentabilidade econômica, quanto representações de passados de dolorosa rememoração. Entendemos a patrimonialização como invenção, um processo que atribui valores a determinados bens. Tais invenções suscitam apropriações, ou seja, diferentes maneiras pelas quais a presença de bens culturais que remetem ao passado são vividos no presente. Este Simpósio propõe estabelecer diálogos interdisciplinares nas seguintes temáticas: processos de tombamento, registro e inventário; políticas de memória; práticas arquivísticas e museológicas; educação para o patrimônio, projetos turísticos, urbanísticos e arquitetônicos. Articula-se também o debate sobre outros tantos usos dos patrimônios no cotidiano tais como, intervenções artísticas, registros audiovisuais, comemorações, lazer e entretenimento, ataques ao patrimônio, etc. 
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Memória, Interdisciplinaridade.


SIMPÓSIO 8 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E PATRIMÔNIO CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE
Coordenadores:

MSc. Eveline Pena (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH/UFSC)
MSc.Monique Medeiros (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas/UFSC)
MSc.Christiane H.  Kalb (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH/UFSC) 

O presente Simpósio Temático tem como intuito estimular reflexões críticas que inter-relacionem as temáticas de políticas públicas voltadas à educação, (re)construção de identidades e consolidação do patrimônio cultural. Para tanto, busca reunir investigações que tenham como cerne a compreensão da construção de identidades como processo dinâmico e heterogêneo, o qual se edifica por meio de distintos discursos e práticas desenvolvidos por grupos sociais específicos. À luz de perspectivas teóricas interdisciplinares e análises de contextos empíricos diversos, objetiva-se identificar potencialidades e limitações das políticas públicas para a educação na (re)formulação da noção de patrimônio cultural e na (re)construção social das multifacetas da identidade na contemporaneidade.
Palavras-chave: Patrimônio; Construção Social da Identidade; Educação; Políticas Públicas.


SIMPÓSIO 9 - PATRIMÔNIO CULTURAL: IDENTIDADES, ETNICIDADES E (RE)NEGOCIAÇÕES
Coordenadores:

Profa. Dra. Bibiana Werle (UDESC)
Profa. Dra. Michele Gonçalves Cardoso (UNESC)

Este simpósio temático objetiva reunir comunicações que investigam as relações entre patrimônio cultural, identidades e etnicidades, enfatizando os processos de (re)negociação e de (re)significação presentes nessas relações. As ativações patrimoniais, apesar de elaborarem uma ideia de passado harmônico baseado num discurso heroico da trajetória de determinados grupos sociais, resultam, muitas vezes, em enquadramentos e/ou silenciamentos de memórias, especialmente quando estas são traumáticas. Estes processos são marcados por disputas e tensões nos mais diversos âmbitos, passando por questões como a própria compreensão do que é considerado patrimônio cultural, dos marcadores étnicos de determinados grupos, ou ainda, das memórias evocadas por esses bens. Assim, propomos agregar investigações de diferentes áreas do conhecimento que discutam os processos de (re)negociação e (re)significação de identidades e discursos étnicos a partir da análise de bens culturais.
Palavras-chave: Patrimônio cultural; Etnicidade; Identidades; Memórias.

 

SIMPÓSIO 10 - MORTE E CEMITÉRIO: FONTES, QUESTÕES E ABORDAGENS
Coordenadores:

Profa. Dra.  Mariluci Neis Carelli (MPCS- Univille)
Profa. MSc. Graciela Márcia Fochi (HID-Uniasselvi)

Este simpósio temático tem como objetivo discutir questões da morte e dos cemitérios. Atualmente a morte é revolvida em meio à um cenário de silêncio, indiferença e banalização em relação ao enlutamento e ao morrer; por outro lado a morte desfruta de sentimentos como o fascínio e a sedução. Os estudos aqui abordados poderão abranger os cemitérios como fontes e objetos potenciais à identificação e interpretação de estratificações sociais, estilos artísticos, conteúdos religiosos e laicos, cenário à experiências estéticas e paisagísticas, entre outros. Assim como espaços potenciais à abordagem de temas como o de patrimônio histórico e cultural, nos quais ocorrem discursos políticos e ideológicos, crenças religiosas, diferentes mentalidades e imaginários, bem como locais em que valores de vida e morte, sentimentos, emoções até o desejo de eternização humana são expressos.
Palavras-chave: Morte; Cemitérios; Patrimônio; Interdisciplinaridade.

 

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES
A seleção de trabalhos será realizada por meio de inscrição nos Simpósios, mediante a escolha de três Simpósios em ordem de relevância na qual o trabalho deverá estar inscrito.

Resumo:

Todos os resumos serão analisados pelos organizadores dos Simpósios e Comissão Cientifica do evento, a qual somente aceitará os trabalhos que respeitarem as normas, descritas nesta página.

Os resultados da seleção dos resumos do III ENIPAC serão comunicados na página do evento, ligado à página da UNIVILLE.

Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados no tempo máximo de 15 minutos. Será disponibilizado Datashow e computador.